sexta-feira, 1 de junho de 2012

Professor parnaibano recebe título de doutor em Minas Gerais

         O professor parnaibano Frederico Osanan, concluiu o seu doutorado em História Social na Universidade Federal de Uberlância (UFU). Para tal feito, este apresentou sua tese “E que Glauber acha feio o que não é espelho: o experimentalismo fílmico piauiense e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional”, diante de uma banca composta pelos professores Dr. Alcides Freire Ramos, Dra. Rosângela Patriota Ramos, Dr. Andre Fabiano Viogt, Dr. Eduardo José Reinato e Dr. Rodrigo de Freitas Costa.

         A tese parte do questionamento sobre a centralidade ocupada por cineastas – como Glauber Rocha – e movimentos artísticos e culturais – como o Cinema Novo – à luz de uma reflexão que procura dar visibilidade a outras produções artísticas. Ganha corpo no trabalho, por exemplo, o chamado experimentalismo fílmico piauiense, notadamente filmes produzidos nos anos 1970, tais como David Vai Guiar (1972) e Coração Materno (1974), e que são expressivos de uma renovação das artes piauienses nos anos de chumbo.
        Frederico Osanan Amorim Lima possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2003). É especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2005). Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2007). Doutor em História Social na Universidade Federal de Uberlândia (2012). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, comportamento juvenil, historiografia do cinema brasileiro, cinema brasileiro moderno,  Glauber Rocha e cinema experimental.

fonte: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário